Dezembro não e só um mês de festas, ele marca duas importantes campanhas nacionais de saúde: o dezembro Vermelho e o dezembro Laranja.
Dezembro Laranja e Vermelho
Dezembro: Mês de Conscientização e Prevenção!
Dezembro: Mês de Conscientização e Prevenção!
Dezembro não e só um mês de festas, ele marca duas importantes campanhas nacionais de saúde: o dezembro Vermelho e o dezembro Laranja.
A campanha que utiliza o laço como símbolo de solidariedade e compromisso, reforça a conscientização na prevenção, no diagnóstico precoce e no combate ao preconceito, e a atenção deve ser redobrada, especialmente para o público 60+.
Esta campanha alerta para a prevenção e o tratamento do HIV/AIDS e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Muitas ISTs, incluindo o HIV em seus estágios iniciais, podem ser assintomáticas. No entanto, fique atento a:
O tratamento para o HIV é a Terapia Antirretroviral (TARV), que controla a replicação do vírus. O tratamento das outras ISTs varia (antibióticos, antivirais etc.) e é fundamental para evitar complicações.
Acesso aos tratamentos nas UBS / Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde (CMS)- Contemplam Primeira Consulta, Testagem Rápida (HIV/ISTs), Preservativos, Aconselhamento, Encaminhamento Assistência Especializada (HIV)Serviços de Assistência Especializada (SAE) e Centros de Testagem e Aconselhamento.
Para quem possui plano de saúde, o acesso a especialistas é geralmente mais rápido, seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Especialistas indicados: clínico geral, ginecologista (mulheres), urologista homens), infectologista.
Com o verão batendo à porta, o dezembro Laranja nos convida a celebrar o sol com inteligência. Liderada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esta campanha alerta sobre o câncer mais comum no país, o câncer de pele.
O câncer de pele é, em grande parte, resultado do efeito cumulativo da radiação ultravioleta (UV) ao longo da vida. Na pele idosa, esse acúmulo se traduz em:
Muitas lesões benignas aparecem com o envelhecimento, como manchas senis (melanoses solares) ou queratoses seborreicas. No entanto, é vital saber diferenciar o que é comum do que é perigoso.
Lesões Pré-Malignas Comuns: Queratoses Actínicas (ou solares- São lesões ásperas, escamosas e avermelhadas, geralmente sentidas antes de serem vistas. Aparecem em áreas expostas (rosto, orelhas, dorso das mãos). Podem evoluir para o carcinoma espinocelular, sendo um sinal de alerta para dano solar grave.
Sinais, pintas ou manchas já existentes que mudam, ou lesões novas que surgem, devem ser imediatamente avaliadas. Devem ser tratadas e monitoradas por um dermatologista.
O cuidado com a pele 60+ deve ser uma rotina inegociável, não apenas em dezembro:
Sua pele conta a história de uma vida cheia de experiências, por isso se proteja e dedique se ao autocuidado.
Fontes para Consulta, Ministério da saúde, SBD.
COPYRIGHT 2025 © ASASTEL