Dezembro Laranja e Vermelho

Dezembro: Mês de Conscientização e Prevenção!

 

Dezembro Laranja e Vermelho

O que é?

Dezembro não e só um mês de festas, ele marca duas importantes campanhas nacionais de saúde: o dezembro Vermelho e o dezembro Laranja.

A Campanha

A campanha que utiliza o laço como símbolo de solidariedade e compromisso, reforça a conscientização na prevenção, no diagnóstico precoce e no combate ao preconceito, e a atenção deve ser redobrada, especialmente para o público 60+.

 

Dezembro Vermelho: HIV/AINDA e ISTs

Esta campanha alerta para a prevenção e o tratamento do HIV/AIDS e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Muitas ISTs, incluindo o HIV em seus estágios iniciais, podem ser assintomáticas. No entanto, fique atento a:

  • HIV: Febre persistente, perda de peso inexplicada, suores noturnos, gânglios inchados e fadiga. Estes sintomas são inespecíficos e a única forma de confirmar é através do teste.
     
  • ISTs Comuns: Feridas, verrugas ou bolhas nos órgãos genitais, ou outras alterações incomuns odores, ardência ao urinar ou durante as relações sexuais.
     
  • Com a viuvez ou divórcio, o retorno a vida sexual sem o hábito do uso de preservativos pode ser um fator relevante para o risco, portanto, o uso de preservativo (masculino ou feminino) deve ser incentivado em qualquer idade. A testagem regular e a conversa franca com o médico são cruciais. As mudanças biológicas :como a redução da lubrificação natural e o afinamento da mucosa vaginal (após a menopausa) podem aumentar a vulnerabilidade a microlesões e à entrada de vírus.
     

O tratamento para o HIV é a Terapia Antirretroviral (TARV), que controla a replicação do vírus. O tratamento das outras ISTs varia (antibióticos, antivirais etc.) e é fundamental para evitar complicações.

Acesso aos tratamentos nas UBS / Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde (CMS)- Contemplam Primeira Consulta, Testagem Rápida (HIV/ISTs), Preservativos, Aconselhamento, Encaminhamento Assistência Especializada (HIV)Serviços de Assistência Especializada (SAE) e Centros de Testagem e Aconselhamento.

Para quem possui plano de saúde, o acesso a especialistas é geralmente mais rápido, seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Especialistas indicados: clínico geral, ginecologista (mulheres), urologista homens), infectologista.

Dezembro Laranja: Prevenção ao Câncer de Pele

Com o verão batendo à porta, o dezembro Laranja nos convida a celebrar o sol com inteligência. Liderada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esta campanha alerta sobre o câncer mais comum no país, o câncer de pele.

O câncer de pele é, em grande parte, resultado do efeito cumulativo da radiação ultravioleta (UV) ao longo da vida. Na pele idosa, esse acúmulo se traduz em:

  • Dano Solar Crônico: O sistema de reparo do DNA celular é menos eficiente, facilitando a transformação de células danificadas em cancerosas.
     
  • Imunidade Reduzida: A resposta imune da pele (vigilância contra células malignas) diminui com a idade.

 

Muitas lesões benignas aparecem com o envelhecimento, como manchas senis (melanoses solares) ou queratoses seborreicas. No entanto, é vital saber diferenciar o que é comum do que é perigoso.

Lesões Pré-Malignas Comuns: Queratoses Actínicas (ou solares- São lesões ásperas, escamosas e avermelhadas, geralmente sentidas antes de serem vistas. Aparecem em áreas expostas (rosto, orelhas, dorso das mãos). Podem evoluir para o carcinoma espinocelular, sendo um sinal de alerta para dano solar grave. 

Sinais, pintas ou manchas já existentes que mudam, ou lesões novas que surgem, devem ser imediatamente avaliadas. Devem ser tratadas e monitoradas por um dermatologista.

O cuidado com a pele 60+ deve ser uma rotina inegociável, não apenas em dezembro:

  • Exame Dermatológico Anual: Agende uma consulta anual com o dermatologista para que ele realize um mapeamento completo da pele (Dermatoscopia). Isso é crucial para monitorar sinais e detectar lesões em estágios iniciais.
     
  • Autoexame Mensal: Peça ajuda de um familiar ou utilize um espelho para verificar áreas de difícil acesso (costas, couro cabeludo, atrás das orelhas).
     
  • Fotoproteção Diária: Usar protetor solar com FPS 30 ou superior todos os dias, mesmo em ambientes internos ou nublados. Priorizar roupas com proteção UV, chapéus de aba larga e óculos de sol. Evite exposição solar entre 10h e 16h.

Sua pele conta a história de uma vida cheia de experiências, por isso se proteja e dedique se ao autocuidado. 

Fontes para Consulta, Ministério da saúde, SBD.