O Janeiro Branco: mais que uma campanha
Assim como as outras campanhas de conscientização com a saúde, a Asastel no Janeiro Branco, busca conscientizar a população sobre uma questão de saúde pública importante. Ao multiplicar informações seja através de ações educativas(palestras) e até mesmo em elencar informações sobre saúde mental para os seus associados, quebramos tabus e incentivamos as pessoas a buscarem ajuda.
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, procure ajuda especializada com psicólogo ou psiquiatra.
Durante a campanha Janeiro Branco, é possível encontrar profissionais especializados em saúde mental em vários locais, incluindo:
- Centro de Valorização da Vida (CVV): Associação sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita e 24 horas por dia. O atendimento é feito por telefone no número 188, ou por chat ou e-mail no site do CVV.
- Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): Unidades que possuem equipes multidisciplinares e atendem a todas as faixas etárias, crianças e adolescentes (CAPSi) e usuários de álcool e drogas (CAPSad). No Rio de Janeiro, existem CAPS das redes estadual e federal.
- Clínicas-escolas de universidades: Universidades que oferecem o curso de Psicologia podem ter clínicas-escolas ou Serviço Aplicado de Psicologia (SPA) que prestam atendimento psicológico.
- Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): Canal de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde).
- Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT): Canal de atendimento do SUS.
- Centros de Convivência e Cultura: Canal de atendimento do SUS.
- Unidades de Acolhimento (UAs): Canal de atendimento do SUS.
Em caso de crise, é necessário se dirigir à emergência de algum hospital geral ou especializado em atendimento psiquiátrico.
Fontes: Ministério da saúde - https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/desmad/raps e https://cvv.org.br/