Junho Violeta: conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

O mês de junho é voltado para a conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

Junho Violeta: conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

O que é

O junho Violeta é a espinha dorsal das ações de saúde para idosos em junho, com o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em 15 de junho como ponto central.

Como surgiu

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência sofridos pelos idosos. Esse tipo de violência contra o idoso, é uma realidade dolorosa e multifacetada, que muitas vezes permanece invisível. Esse tipo de violência não se restringe apenas à agressão física.

Tipos de Agressão

Ela se manifesta de diversas formas, todas igualmente devastadoras, assim são elas:

  • Violência física: agressões e maus-tratos físicos. Os abusos físicos constituem a forma de violência mais perceptível aos olhos dos familiares, mas nem sempre o agressor irá cometer agressões que sejam tão perceptíveis como espancamento com lesões ou traumas que chamem a atenção. Em algumas situações, os abusos são realizados na forma de beliscões, empurrões, tapas ou agressões que não tenham sinais claros. A maioria das agressões físicas acontece no próprio domicílio da pessoa idosa, no seio de sua família, ocasionada por pessoas muito próximas como filhos, cônjuge, netos ou cuidadores domiciliares.
     
  • Violência psicológica: humilhação, chantagem emocional, ameaças. A violência psicológica também é crime passível de pena de detenção. Ela ocorre em atos como agressões verbais, desprezo ou qualquer ação que traga sofrimento emocional como humilhação, afastamento do convívio familiar ou restrição à liberdade de expressão. Também acontece ao submeter a pessoa idosa a condições de ofensas, negligência, insultos, ameaças e gestos que afetem a autoimagem, a identidade e a autoestima.
     
  • Negligência: falta de cuidado com alimentação, medicação e higiene. Ela se define na recusa ou omissão de cuidados.
     
  • Abandono: desamparo e falta de assistência. O abandono é uma forma de violência que se manifesta pela ausência de amparo ou assistência pelos responsáveis em cumprir seus deveres, ou de oferecer suporte ou cuidado a uma pessoa idosa.
     
  • Violência financeira e patrimonial: uso indevido de bens e finanças do idoso. A violência financeira é caracterizada pela exploração imprópria e ilegal ou uso não consentido dos recursos financeiros da pessoa idosa.
     
  • Violência sexual: atos sexuais sem consentimento.
     
  • Discriminação: Refere-se a comportamentos discriminatórios, ofensivos e desrespeitosos em relação à condição física característica da pessoa idosa, com desvalorização e inferiorização.

Objetivo da Campanha

A campanha busca informar a população, identificar esses sinais e onde denunciar casos de abuso, como o Disque 100, delegacias especializadas e conselhos do idoso.

Disque 100 (Disque Direitos Humanos):

  • É o principal canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos, incluindo os direitos dos idosos.
     
  • Funcionamento: Disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.
     
  • Como usar: Basta discar 100 de qualquer telefone fixo ou móvel, a ligação é gratuita.
     
  • Confidencialidade: O sigilo e o anonimato do denunciante são garantidos. É possível obter uma senha para acompanhar o andamento da denúncia.

 

Outras Campanhas

Além do foco na violência, o mês de junho também pode ter outras ações de saúde, como a campanha Junho Vermelho, que conscientiza sobre a doação de sangue, um gesto que pode salvar vidas, incluindo a de idosos que necessitam de transfusões.

A ASASTEL aborda os temas voltados para a população idosa com a sensibilidade que ele exige, visando promover uma sociedade mais justa e respeitosa com seus idosos, valorizando sua história de vida e garantindo um envelhecimento com dignidade e bem-estar.

Denuncie!

 

Fontes:

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/junho/cartilhacombateviolenciapessoaidosa.pdf

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/junho-violeta-alerta-para-os-diferentes-tipos-de-violencia-praticadas-contra-pessoas-idosas