Atenção aos Idosos
O setembro Amarelo ganha um foco ainda maior na população idoso, que enfrente desafios únicos. A campanha destaca que a depressão e outros transtornos mentais são mais comuns na terceira idade, aumentando o risco de pensamentos suicidas. Fatores como o isolamento social, problemas financeiros e até mesmo a deterioração da saúde física, como a perda de visão, podem contribuir para o agravamento desses quadros. Por isso, a campanha enfatiza a importância de uma atenção especial e um cuidado integral, que aborde tanto a saúde mental quanto a saúde física.
Os idosos precisam de atenção especial pelos seguintes fatores:
- Maior incidência de transtornos mentais:
A depressão e outros problemas de saúde mental são mais comuns na terceira idade, o que aumenta o risco de ideação suicida.
- Fatores de risco:
Isolamento social e problemas financeiros podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais em idosos, tornando a prevenção ainda mais crucial.
- Cuidado integral:
A campanha também aborda a importância de cuidar da saúde física, como a visão, pois a deterioração da visão pode causar ansiedade e afetar a qualidade de vida.
O mês de setembro Amarelo incentiva os idosos colocando em foco a importância de promover o diálogo, encorajando conversas abertas sobre sentimentos, ajudando a quebrar o tabu em torno de questões de saúde mental.
- Combate o estigma: Aumenta a conscientização sobre a saúde mental e busca reduzir o estigma associado a transtornos como a depressão e outras doenças ligadas a saúde mental
- Facilita o acesso a ajuda: a campanha divulga recursos e apoio para pessoas em situação de risco, incentivando a busca por ajuda profissional ou psicológica.
O que você pode fazer:
- Se precisar de ajuda, procure serviços de saúde:
O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio pelo telefone 188, ou através do site para chat, e-mail e outros recursos, 24 horas por dia.
Serviços de Saúde Mental do SUS: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito.
Neste sentido, a ASASTEL se dedica a oferecer um apoio como suporte se posicionando atenta aos sinais de sofrimento dos amigos, familiares e colegas; observando mudanças bruscas de comportamento sempre buscando oferecer uma escuta ativa, sem julgamentos, além de incentivar a busca por ajuda profissional que pode fazer toda a diferença.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil